Duas inscrições mais antigas sobre a figura bíblica de Moisés do Egito Antigo, datadas de 3,8 mil anos atrás, foram encontradas por um pesquisador da Universidade Ariel, em Israel. As gravuras foram encontradas em Serabit el-Khadim, um antigo local de mineração de turquesa no Deserto do Sinai. As inscrições proto-sinaíticas datam de 1800 a 1600 a.C. e foram gravadas séculos antes das primeiras partes da Bíblia serem escritas, entre os séculos 10 e 7 a.C.
De acordo com o epigrafista israelense-americano Michael S. Bar-Ron, as inscrições foram descobertas com outras em um sítio arqueológico, mas nunca foram analisadas. O estudo ainda precisa ser verificado. Porém, se confirmado, seriam as primeiras menções sobre Moisés. As inscrições também fazem referência a El, uma divindade associada ao Deus Abraâmico, enquanto censuram a antiga deusa fenícia Baalat.
O cientista conta que o trabalho de tradução demorou oito anos envolvidos na reconstrução das 23 inscrições. Os escavadores há muito procuram evidências arqueológicas de Moisés, mas sem sucesso.
Depois de longos anos de pesquisa bíblica e arqueológica, desde 2023, o Serabit el-Khadim é considerado como Monte Sinai Bíblico.
Redação CPAD News / Com informações CBN
0 Comentários